sexta-feira, 1 de abril de 2016

Diário da Cintura - Capítulo XXVI: Programa de Emagrecimento, Tonificação e Acinturamento

Diário da Cintura - Capítulo XXVI
Programa de Emagrecimento, Tonificação e Acinturamento

Rio de Janeiro, 01 de abril de 2016.

Relembrando o passado e fazendo o mea culpa
Gente, uma coisa que as pessoas precisam saber sobre mim é que eu desinteresso dos meus projetos com muita facilidade. ;-)
Esse aqui foi meu primeiro blog e o objetivo inicial era usar como um diário. Tinha me inspirado, à época (lá por 2009) no blog O Mundo é Estranho - que já nem é atualizado mais - da Roberta Carvalho (a mesma do Homem é tudo Palhaço). Um pouco depois este bloguinho ficou meio de lado (leia-se: totalmente esquecido) porque comecei a me dedicar fortemente ao meu blog de esmaltes (era moda, gente!) o Diário da Mulherzinha.
Eu estava nessa onda de diário de esmalte porque mudava de cor todo dia e queria dar minha opinião sobre o que estava encontrando por aí - mesmo que ninguém tivesse perguntado nada. Hehehehe
Eventualmente, até o Diário da Mulherzinha ficou de lado - a última postagem foi em dezembro de 2012, porque a onda agora era resenha literária. E como eu simplesmente AMO ler, fiz meu blog que foi relativamente bem sucedido, o Peixinho Prateado.
Adivinha o que aconteceu? Também deixei o Peixinho de lado. Ler se tornou uma tortura pra mim, porque não conseguia aproveitar as leitura já que estava focada em destacar os trechos que teria que postar. Depois me sentia internamente pressionada a fazer uma super postagem, com fotos, traduções, links externos, referências... O que fazia com que eu demorasse semanas pra conseguir liberar cada postagem e me deixava extremamente cansada. Por conta disso a última postagem do Peixinho foi em junho de 2014.

SDDS...
(crédito da imagem para Peixinho Prateado)

Então, vejam só, voltei a publicar aqui quando senti uma necessidade imensa de compartilhar com as interwebs, e quem quer que se interesse, as minhas experiências com corsets.
Achei que era um acinte inventar mais um blog pra falar de corset, sabendo que, em algum tempo, o pobre do blog novo iria ficar abandonado também. Dos meus blogs já existentes cheguei à conclusão de que esse aqui era o mais apropriado para falar de corsets. Então dei uma repaginada, modifiquei o layout e recomecei a postar.
E quando começaram as postagens sobre corset? Julho de 2014: um mês depois de eu largar de mão o Peixinho.

E pra que eu estou falando tudo isso? Pra não criar nenhum expectativa nem em mim, nem nas pessoas legais e bonitas que às vezes caem de para-quedas aqui.

Eu sou inconstante. Tem postagem hoje e pode só ter outra daqui a 2 anos.
Então, já peço desculpinhas por antecedência.


Recordar é viver
Em setembro de 2014 fiz a última postagem sobre o Diário da Cintura até então.
Nessa época eu tinha reiniciado a prática, que já tinha ficado parada desde maio. Antes disso eu já tinha tido outros períodos de hiato na prática.
Isso tudo só mostra o quanto eu sou mesmo inconstante.

Mas, olha que incrível, tem gente me mandando comentários, perguntando coisas legais e sendo fofa comigo mesmo eu estando bem ausente do blog.
Meu coraçãozinho se encheu de amor. <3 3="" p="">
Ao mesmo tempo, vejam que coincidência, eu estava retomando - mais uma vez - a prática por conta de um programa que eu mesma inventei de Emagrecimento, Tonificação e Acinturamento.
Foi auspicioso recomeçar a escrever aqui. Nem que seja este o único post. Hehehehe


Programa de Emagrecimento, Tonificação e Acinturamento
Talvez, dizer que "inventei" seja uma extrapolação. Quem lê meus posts deve perceber que adoro estudar e saber o por que das coisas. Gosto de fundamentação científica, gosto de estudos comprovando eficácia, gosto da ciência da coisa.
Só pra me precaver de alguém vindo atrás de mim brigando porque meu programa é uma bosta, já vou dizendo que tirei os dados de várias fontes e várias opiniões na internet.

E também acho que cada um sabe da sua vida, cada corpo é uma sentença e o que é bom pra mim pode não ser nada bom para você.
Por isso, isso que eu chamo de programa, é legal pra mim porque esta funcionando, o que não quer dizer que você é obrigado a fazer igual ou que o que quer que você faça diferente, mas dê resultado, seja ruim.

Meu objetivo é, e sempre será, esse corpo fabuloso da Salma Hayek em Um Drink no Inferno. Eu sei que é mirar muito alto, mas, zentchy, vamos ser audaciosas!
Além do mais, mirando nessa perfeição, se eu chegar perto, já é lucro!

(crédito da imagem para Bedelho)
Comecei oficialmente esse programa porque estava uma baleia depois das férias do fim do ano. Comi e bebi tudo o que quis e mais um pouco. Minha cintura quase voltou aos tenebrosos 80 cm - chegou a 77 cm. Meu peso disparou, chegando aos 69 kg!
Fiquei apavorada e decidi tomar uma atitude.

Chega de lenga-lenga, e vamos aos elementos que foram reunidos nesse meu programa e estão trazendo resultado.

1) Primeiro objetivo do programa: Emagrecimento. Foco na ALIMENTAÇÃO
Para emagrecer, fia, isso é o fundamental!
É o elemento do programa que funcionaria sozinho, afinal uma alimentação equilibrada é a base para o emagrecimento.
Posso chamar o que eu faço de dieta? Sei lá, porque a definição de dieta é muito ampla. Mas, sim, rolou uma reeducação. Parei de comer refeições muito grandes e concentradas e estou tentando fazer aquele lance de comer pequenas porções distribuídas pelo dia.
Mas é chaaaaaato... Você tem que se planejar muito, tem que deixar as coisas prontas na véspera, porque de manhã não dá tempo de fazer tudo antes de sair pra trabalhar. Você precisa se acostumar a andar cheia de bolsas, porque agora tem uma marmita pra levar para o trabalho também.
E haja ir ao mercado. Tem gente que adora, mas eu acho um porre. Com a quantidade de frutas que estou comendo, o mercado virou meu segundo lar. Já até conheço as meninas dos caixas.
Segue aqui embaixo o que estou comendo todo dia.
  • Água com limão: assim que acordo é a primeira coisa que faço. Li nas interwebs que isso é milagroso, cura desde frieira até espinhela caída. Sacanagem... Hehehe Li mesmo na internet que a água com limão logo pela manhã ajuda a regular o PH do corpo, diminuindo a acidez do estômago e estimulando a atividade cerebral e tals. Se você é como eu, deve ter coçado a cabeça quando eu disse ali em cima que a água com limão "diminui a acidez do estômago". Eu também fiquei surpresa ao ler em várias fontes que a água com limão age de forma alcalina ao entrar em contato com o suco gástrico (http://melhorcomsaude.com/agua-alcalina-normalizar-ph-do-corpo/). Quimicamente, não sei explicar o motivo, mas a internet está aí pra quem tiver mais curiosidade do que eu. ;-). Enfins, "#comofas essa tal água com limão, Gabizinha?". Papel e caneta: separe um copo d'água; esprema meio limão. Voilá!
    (crédito da imagem para Veja SP)
  • Café da manhã: é a refeição onde sou mais liberal. Em geral como um Rap10 recheado com o que tiver na frente, inclusive queijo e presunto. Pra ajudar a descer, tomo um suquinho - quase sempre sem açúcar ou adoçante. Faço isso assim que sento na minha mesa de trabalho, já que eu sou daquelas que não conseguem comer de manhãzinha, assim que acorda.
  • Chá de hibisco: tem gente que trabalha tomando café, eu trabalho tomando chá. Nunca fui fã de café, mas não me incomodo com quem é. Minha opção foi o chá de hibisco, que é outra coisa que está na moda, por um motivo muito simples: é cor-de-rosa. Gente, o chá é lindo!!! É pink!!! O gosto é azedinho, lembrando uva fresca. Dá pra fazer uma jarrona, colocar para gelar e ficar tomando como suco. Minhas amigas fazem infusão de hibisco com erva cidreira e fica uma delícia também. Eu tomo o chá quente, bem fortão e sem açúcar. Em geral faço uma canequinha às 10 h e fico bebericando até o almoço, e às vezes faço outra à tarde, mas é difícil eu tomar mais que 1 caneca por dia. uma coisa importantíssima de destacar é que o chá é feito com uma variedade de hibisco DIFERENTE daquele que você pode ter no seu jardim. Não é pra você sair louca arrancando as flores e fazendo chá! Tem que comprar a flor seca em casa especializadas.
    (crédito da imagem para Como Perder Peso de Vez)
  • Almoço: eu almoço muito cedo: 11 h estou saindo pra matar quem está me matando. Se eu almoçasse mais tarde, meteria uma frutinha entre o café da manhã e o almoço. No almoço SEMPRE como uma salada de entrada. Depois da salada, meu prato vai fazer o equilíbrio dos outros grupos alimentares importantes: proteínas e carboidratos. OH MEO DEOS!! ELA FALOU UM PALAVRÃO!! CARBOIDRATOS?!?!? MIGA, SUA LOKA! Sim, pessoas, carboidratos são essenciais e eu não aconselho a retirar completamente da sua dieta se você quiser ter alguma energia para se levantar do chão. Uma vez tentei aquela Dieta de Atkins, onde você fica um tempo só comendo proteína. Cara, foi terrível! Fiquei fraca, com tremelique, dor de cabeça... Eu PRECISO de carboidrato. Então eu controlo a quantidade e a qualidade do carboidrato que vou consumir, assim como também controlo a qualidade da proteína que vou consumir.
  • Água com gengibre: lembra daquele lance que temos que tomar 2 l de água por dia? Bem, há controvérsias: tem quem defenda, tem quem diga que é um exagero. Confesso que não tomo essa quantidade de água porque nem dá tempo! Tomo muita água sim, tem sempre uma garrafinha fresca na minha mesa (tem gente que diz que a água também não deve ficar próxima a computadores, mas aí eu já acho que é teoria da conspiração), mas dificilmente chego aos 2 l. Já que vou tomar água o dia todo, dou uma temperada nela com gengibre, que é uma raiz também queridinha de quem faz dieta pelas propriedades termogênicas e anti-inflamatórias. Minha água com gengibre é preparada em uma garrafa reutilizada de Gatorade, onde eu coloco pedacinhos de uma raiz descascada. Cada vez que vou tomar um gole, dou uma sacudida pra liberar mais gostinho de gengibre na água. Uma amiga minha ainda coloca uma ramo de alecrim e outro de hortelã na sua aguinha. Também fica muito bom.
    (crédito da imagem para Guia do Corpo)
  • Frutinhas: de tarde, para forrar o estômago e evitar que a fome me devore, como uma frutinha. Em geral dou preferência pelas mais fáceis: banana, maça e pera. Preciso comprar umas castanhas e nozes pra deixar no trabalho e fazer uns lanchinhos de vez em sempre, mas eu tenho medo de não me controlar e comer logo meio quilo de castanha-do-pará ou amêndoas de uma tacada só. Eu me conheço. Hehehehe
  • Jantar: dou preferência a comidas leves e carboidratos complexos ou nenhum carboidrato at all. Saladas tipo tabule e saladinhas de grãos são meus jantares preferidos. Faço também quibe cru com muita frequência. Omeletes são campeãs. Sopas também estão no meu cardápio sempre. O que não quer dizer que de vez em quando não role uma pizza com vinho na companhia do maridinho lindo, néan? Afinal, eu não matei meu pai a sopapo.

2) Segundo objetivo do programa: Tonificação. Foco nos EXERCÍCIOS
Exercícios são fundamentais para um emagrecimento saudável, já que exigem que você tenha energia suficiente para realizá-los, ou seja, você vai ter que comer bem sim e não simplesmente passar fome.
Além disso, emagrecer sem realizar exercícios pode fazer a pessoa ficar com uma aparência doentia, já que seus músculos ficariam flácidos e atrofiados. Nada atraente.
Por isso, bora malhar.
Pois é. Malhar.

O problema é que, se tem uma coisa que acho um sacooooooo, é academia. Não sei como é por aí, mas nas minhas experiências aqui no Rio de Janeiro, as pessoas se arrumam pra ir à academia como se fossem a uma festa; as pessoas gastam uma grana com roupas de academia estalando de novas a cada vez que chegam para ~ supostamente ~ fazer seus exercícios; as pessoas têm inúmero pares de tênis caríssimos para poder desfilar com eles pela academia.
Não é só isso que me irrita no ambiente da academia. Aqueles caras que se amam demais no espelho me irritam; aquelas patricinhas que entram maquiadas, cheirosas e imaculadas e que não suam uma gota, pegam pesinhos de meios quilo e fazem charminho como se o mundo existisse para satisfazer suas vontades me irritam. Dividir aparelho me irrita, gente que deixa os estofados dos aparelhos molhados de suor me irrita, a música que toca me irrita. Além de que, pensa na má vontade da pessoa que acordou antes das 6 h da manhã, trabalhou o dia todo, e quando chega em casa tem que trocar de roupa e se deslocar até a academia para malhar.
Resumão: detesto ir para a academia.

Como resolver essa treta? Treinando em casa!!
Mas como? Precisa ter mil ferramentas, caneleiras, pesos livres, mesas, esteiras... Ó ceus!
Não, amiguinho, não precisa.
Pra mim, só precisa do YouTube. ;-)
O YouTube á uma dádiva dos deuses! Recheado de canais sobre os mais diversos temas, o YouTube é a ferramenta perfeita para ajudar na perda de peso e tonificação.

Eu descobri um canal bacana e legal chamado Exercício em Casa.
Lá tem de tudo: aula de localizada, aeróbica, HIIT, danças, lutas, yoga, alongamento, pilates... Garanto que você vai encontrar alguma coisa que tenha tudo a ver com seu estilo. Aí treinar ficar confortável, atraente e divertido.
E tem mais uma vantagem que é repetaculê: É DE GRATIS!

Chego em casa, coloco um shortinho chulé, um top fuleiro, um tênis surrado, ligo o YouTube na televisão e faço meu exercício no conforto do lar, com ar condicionado bombando, sem pagar um tostão!
Tem como não amar?

Chega aqui nos exercícios que eu mais gosto:
  • Aerohiit: aula aeróbica com o princípio do HIIT (já, já conto o que é HIIT) onde é uma queimação de calorias sem fim. Faço todos os dias, pelo menos 1 aula dessas em conjunto com outra(s) aula(s) de outro(s) gênero(s). Ou então faço 2 ou 3 aulas de Aerohiit em seguida e fico um lixo de cansaço e suor. Mas adoro!! E vale muito à pena. Acho melhor que correr na esteira, andar na bicicletinha ergométrica ou fazer aquela bosta de transport.

  • HIIT: acho que isso entrou na moda lá em 2012, mas só descobri que existia esse ano. É uma sigla que significa High Intensity Interval Training, traduzindo: Treino Intervalado de Alta Intensidade. O treino pode variar de 5 a 30 minutos, assim como a intensidade pode variar também. Diz a lenda que é o modo mais eficaz de queimar gordura. Eu gosto porque é rápido, exige um esforço grande por um período bem curto e, pra mim, ajudou muito no aumento da massa muscular. Mais do que os treinos tradicionais de hipertrofia feitos na academia. O HIIT é voltado para o treino cardio, mas também ter HIITs no canal do Exercício em Casa que são bem hipertróficos.

  • Localizada: pança, coxa e bunda: o trio mais desejado entre as mulheres. As aulas de localizada do Exercício em Casa são muito boas!! Tem umas aulas de abdominais que acabam contigo. As de pernas e glúteos me deixaram de perna-bamba por 2 dias! Nessa brincadeira tive um crescimento muscular em cada coxa de 3 cm de circunferência em 2 meses! Se você acha pouco, eu acho muito.


  • Circuit Ballet: gamei demais nessa aula, que nada mais é do que uma localizada para pernas e glúteos com os exercícios do ballet. É matadora!

  • Danças: demorei muito pra fazer a primeira aula de dança, mas depois que experimentei, gamei total! gosto demais da Salsa e do Merengue, mas a aula de Dança Indiana é divertidíssima. Vale a pena como treino cardiovascular, além de ser extremamente divertido.

  • Alongamento: depois das aulas, principalmente as de localizada, gosto de fazer uma aula rápida de alongamento pós treino para garantir que não vou me lesionar.


3) Terceiro objetivo do programa: Acinturamento.
De que que adianta a pessoa ficar magra se parece uma tábua de passar, sem uma curva? Desculpa lá, mas em quero uma cintura sim.
Já fui magra como uma vareta e não tinha muita cintura. Foi isso que me motivou a começar a usar  corset inicialmente: sabia que por mais magra que fosse, aquela curvinha marota da cintura não aparecia.
Então no meu programa a questão de afinar a cintura é um ponto muito importante.
Desde o início meu objetivo continua sendo o de ter uma cintura natural de 65 cm, por isso, tem que ter muita perseverança e paciência.

Sigo dois caminhos para atingir esse objetivo:
  • Creme redutor: cremes e loções que possuem propriedades firmadoras da pele e redutoras de celulites e gorduras localizadas. O uso de cremes e loções redutoras associado a massagens modeladoras, dizem por aí, tem efeito muito bom na aparência geral da pele. comecei usando um conjunto de cremes que comprei online na Adcos, mas não recomendo. Tive um problema com a Adcos que não se relaciona com os cremes que comprei, mas que me fizeram perder totalmente a confiança na marca. Eles tiraram o Pó Compacto Protetor solar com FPS 30 do mercado e introduziram o Pó Compacto Protetor Solar com FPS 50, o que deveria ser legal, se eles não tivessem mudado o tom, mas deixado o nome do tom igual. Quando comprei o novo pó pela internet e passei no rosto, minha cara ficou cor de tijolo. Horrível! Reclamei que eles jamais poderiam ter deixado o mesmo nome da cor se tinham mudado o tom e eles disseram que o problema era meu se eu não tinha gostado do novo tom. Eu deveria ter ido à uma loja física testar, foi o que eles disseram. Gente, se é a mesma marca, o mesmo produto com FPS mais forte e o mesmo tom, pra que eu precisaria testar se já sabia como ficaria no meu rosto? Por causa desse abuso e dessa falta de cuidado com o público, nunca mais compro nada da Adcos. Sobre os cremes redutores, comprei o conjunto que vem com o Reduxcel - Anticelulite e Redutor 200 g e o Reduxcel - Abdômen 150 g. O anticelulite eu usava nas pernas e glúteos e o outro na barriga. Não gostei muito do anticelulite por dois motivos: a consistência muito espessa, difícil de passar e a quantidade de 200 g, que parecia bastante na verdade foi bem pouco seguindo as instruções de passar 2 vezes por dia. Custou quase R$ 200 e durou menos de 1 mês. O creme para abdômen ainda não acabou e a consistência é mais para gel, o que facilita a aplicação, mesmo assim não gostei muito. Depois dessa decepção com a Adcos, comprei um conjunto de Ciclos Sérum Anti Celulite com DMAE e Ciclos Souflé Hidratante Anti Celulite da Racco muito bem recomendado pela internet. O sérum é perfeito para passar e fazer a massagem modeladora, acelera a drenagem linfática, firma a pele e a cafeína da fórmula estimula a quebra da gordura. Em seguida eu uso o creme hidratante para potencializar o efeito. O efeito é quase imediato, porque a pele ficar logo avermelhada e quente e essa sensação permanece por uns 30 minutos. O conjunto Racco custou menos que um único produto Adcos e eu estou gostando MUITO mais dos efeitos. Estou passando os produtos redutores antes de sair para trabalhar pela manhã e antes de dormir à noite, conforme orientações nos frascos.
    (crédito da imagem para Shop Beleza - foi onde eu comprei)
  • Waist training: aqui entra nosso querido amigo corset! Toda manhã, após acordar, eu meço a cintura, que está há alguns dias nos felizes 68 cm, e passo atualmente o creme Adcos (estou usando até acabar essa meleca, já que paguei quase 200 Dilmas e meu dinheiro não é capim, ao contrário do que pensa a Adcos), coloco meu liner para proteger a pele e visto o corset de treino Painéis em V da Madame Sher. Estou usando o primeiro que mandei fazer, aquele que fecha externamente em 68 cm. Meu corset já está raladinho, mas ainda segue firme e forte. Uso durante o dia todo e só tiro ao chegar em casa para fazer meus exercícios. Quando meço assim que retiro o corset, a cintura está em 66 cm, bem próxima do que eu gostaria que fosse definitivamente.

Resultados do Programa de Emagrecimento, Tonificação e Acinturamento
Esse trabalho todo ta dando certo, e muito!
Dia 18 de janeiro foi quando comecei o programa. Inicialmente só com a reeducação alimentar e os exercícios do Exercício em Casa no YouTube. O creme redutor e o corset vieram depois.

De lá para cá foram exatamente 58 dias de exercícios. Ou seja, houve dias em que não fiz exercícios, apesar de ter me esforçado para não falhar, mesmo em fins de semana e feriados. Daqui a pouco vou fazer exercícios, o que completará meu 59º dia. Amanhã pretendo fechar 60 dias com uma nova medição comparativa.

Não me sinto confortável em colocar minhas fotos de antes de depois de biquíni aqui, então vocês vão ter que acreditar que funcionou. Hehehe
Visualmente a diferença é gritante, o que me deixa muito feliz! :-D
Numericamente eu também achei a diferença satisfatória:
- Peso: de 69 kg para 65 kg. Quatro quilos pode não parecer muito, mas eu também ganhei muita massa muscular.
- Cintura: de 77 cm para 68 cm. Pra mim essa foi a medida mais impressionante. Mas também, meu foco é sempre na região da pança. Pretendo continuar melhorando!
- Coxas: de 50 cm para 53 cm cada. Sempre tive esse cambitinhos aqui, então estou vibrando de alegria pelos 3 centímetros de circunferência em cada coxa que ganhei fazendo esses exercícios.

Para acompanhar quais exercícios fiz no dia, como me alimentei, como me senti, medições e etc, baixei no telefone o aplicativo Diaro. É um diário onde você pode criar pastas e tags para classificar suas entradas.
Criei a pasta Fitness e tags como "HIIT", "Aeróbico", "Cintura", "Pernas e Coxas", então, de acordo com o exercício, adiciono as tags certas para saber quando exercitei cada grupo, o quanto fiz de aeróbico e tals.

(crédito da imagem para Google Pay)
Estou muito satisfeita com o programa e com os resultados que já observei.
Fico imaginando o quanto poderia melhorar o corpo ainda mais se conseguisse prosseguir com esse programa.
Será que consigo? Só o tempo dirá.

2 comentários:

  1. Parabéns!!

    Você com certeza me inspirou a iniciar esse programa tbm!

    Tenho medidas similares ao seu 1 de janeiro. Estou encomendando meu corset na sher nesse mês, mas já estou aumentando o treino de abs para dar conta dos abdominais durante o uso do corset.

    Espero ver mais posts seus. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaiane!
      Perseverança é a palavra chave!
      Parece muita coisa, mas nem dá tanto trabalho assim. Parece que a comida é um sacrifício, mas não é: você termina comendo mais do que antes e nunca fica com aquela fome destruidora que te faz querer devorar 3 pães franceses com mortadela.
      Os exercícios são feitos direcionados e com moderação, mas principalmente, em pouco tempo. Se a gente se dedica meia hora por dia todos os dias, não se sente esgotada nem de saco cheio.

      Conta pra gente seus resultados!!

      Beijocas, sua linda!

      Excluir