quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Diário da Cintura - Capítulo XII: Viéses da Prática

Diário da Cintura - Capítulo XII
Viéses da Prática

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2013.

O que Sucedeu com Minhas Costelinhas
Faz tanto tempo que postei sobre minha busca por uma cintura decente que muita coisa aconteceu.

Sobre a contusão da qual eu falei em outros posts: bem, ela me deixou bastante preocupada, porque doía tanto que eu cheguei a achar que tivesse fraturado uma costela.

Não foi tão dramático.
Na verdade eu tive uma contratura muscular na região intercostal e que doeu pra burro!
Fui ao médico, tirei as radiografias e não havia nada de errado com minhas costelinhas.
O que aconteceu foi uma espécie de torcicolo, só que nos músculos das costelas.
Durante a consulta informei ao médico que eu estava praticando o waist training (claro que não com essas palavras, senão ele iria ficar olhando pra mim com cara de tacho) e que durante a crise de dor precisava usar o corset até para dormir, já que não conseguia aguentar de dor quando estava sem o corset.
Cheguei a ir a 3 médicos diferentes e todos disseram que o treino não necessariamente era o responsável pela contratura, que esse tipo de lesão pode acontecer durante uma série de abdominais, por exemplo. And, eles aconselharam a continuar usando o corset para estabilizar a lesão e diminuir a dor.
Como tratamento tomei um miorelaxante, um antiinflamatório e um creminho tópico à base de diclofenaco.

Demorou a passar, mas passou e agora estou muito bem, obrigada.

Porém, ah, porém.
A gente tem de refletir sobre isso. 
Pra quem não sabe, eu adoro pesquisar, mas em nenhum site sobre tight lacing/waist training que eu entrei - do Brasil e estrangeiros - ninguém falava sobre lesões que tivessem sofrido. Entretanto, uma coisa da qual falavam muito era sobre a necessidade de fortalecer os músculos através de abdominais e alongamentos.
Eu sou descrente e preguiçosa: não acreditei nessa necessidade de malhação, nem tinha a menor vontade de malhar.
Olha só no que deu...

Enfins, incautos, descrentes e preguiçosos: vamos botar essa pança pra suar!
Aqui embaixo seguem links dos exercícios que eu tinha selecionado para fazer quando estava animada e comprometida a fazer exercícios diariamente.

Alongamentos


Mat Pilates: Pilates feito exclusivamente na esteira.


Abdominais com bola suíça. 
Ou, como nós chamamos aqui no Rio, bola de pilates.
Eu tenho uma bola de pilates que estava abandonada. Agora, com o uso do corset, a coitadinha voltou a ser usada. Hehehehe

Essa não é uma lista exaustiva: há muito mais exercícios e muito mais vídeos no Youtube para seguir.
O importante é lembrar de trabalhar os grupos musculares que estão sob estresse: infra, supra e laterais do abdomen e músculos das costas.
E fazer um trabalhinho aeróbico também não faz mal a ninguém, né. Vai ajudar no emagrecimento pra quem precisa e quer, e de quebra aumentar a capacidade cardiorespiratória - o que é totalmente excelente para qualquer pessoa. 
Um amiguinho meu deu uma dica de outro: pra quem quer afinar as pernas, corrida; pra quem quer engrossar as pernas, bicicleta.
Eu vou de bicicleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário