segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Diário da Cintura - Capítulo XVII: Corset Para Todos os Tamanhos

Diário da Cintura - Capítulo XVII
Corset Para Todos os Tamanhos

Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2014.


Meu novo lema:
"Você não precisa se esforçar para mudar seu corpo a menos que essa seja a sua vontade."

Frase de Jes do blog The Militant Baker, e traduzida por Ligia do blog Escreva, Lola, Escreva, visto originalmente por mim no blog Beleza Sem Tamanho da Kali Fonseca.


Apartheid do peso
Quando comecei a escrever este post (início de dezembro), acreditem ou não, era uma pessoa completamente diferente do que sou agora.
Isso aconteceu porque, por causa desse post, eu fui pesquisar. E pesquisando aprendi umas coisas tão fenomenais que mudei o post, mudei o título e mudei o texto.

Inicialmente abordaria somente os corsets para pessoas acima do peso. E para pregar o fim da gordofobia, iria dar uma xoxadinha básica nas anoréxicas.
Acontece que para isso fui pesquisar imagens de garotas anoréxicas para dizer que aquilo não era bonito, mas me deparei com um post da Jenni Nummi no blog Polêmicas Feministas. O título surpreendente do post era: A violência feminista contra mulheres anoréxicas e bulímicas.

Minha surpresa inicial foi com o fato de algumas mulheres feministas promoverem um tipo de apartheid do peso, onde pessoas eram consideradas mais ou menos feministas, ou mulheres tinham mais ou menos direito de lutar por seus direitos de acordo com seu peso.

Meu acompanhamento das questões feministas é ridiculamente superficial, mas não é de hoje que vejo mensagens e textos de mulheres que se declaram feministas com uma levada completamente revanchista em relação ao homem, e não com o objetivo de alcançar a igualdade entre os sexos.
Se feminismo for um "machismo às avessas", eu sou contra assim como sou contra o machismo tradicional. Acho que todo mundo deve ser tratado de forma igualitária: pregar que "as mulheres são melhores que os homens e pronto" para combater o patriarcado simplesmente não funciona na minha cabeça.

Pois bem, esse post tinha o objetivo inicial de tentar estimular a promoção da igualdade entre as mulheres de diferentes corpos, mas começou com o pé errado antes das edições. Acredito que agora eu tenha me corrigido.

(É claro que depende da boa vontade do leitor em tentar me compreender e não julgar ao ler uma única linha. Mas, hey, aqui é a internet! E simplesmente é muito mais provável que alguém escreva um comentário de ódio do que de apoio ou de crítica construtiva)

Então vamos continuar por amor à arte.


Gordas vs Magras
A Jenni tem uns posts geniais. GENIAIS!!
E fiquei horas fascinada. Primeiro que ela escreve muito bem: tem domínio dos assuntos, pesquisa pra cacete, se expressa muito bem, monta o texto muito bem. Segundo que os temas das postagens fazem a gente pensar fora da caixinha. e, se o leitor tiver a mente aberta a novos pontos de vista, vai enxergar algumas questões por outra ótica.
Mas vamos falar sobre o que aprendi com a Jenni sobre anorexia:
  • É um comportamento obsessivo-compulsivo e não somente uma futilidade de quem busca um ideal de "beleza";
  • É ao mesmo tempo um distúrbio de imagem e um transtorno alimentar;
  • A pessoa acometida pela anorexia passa longos períodos sem comer ou comendo muito pouco, e depois é acometida por compulsões alimentares que a fazem ingerir uma enorme quantidade de comida em pouco tempo;
  • A anorexia se concentra em não ingerir alimentos e a bulimia em purgar os alimentos do organismo. Isso porque a comida é associada a uma coisa suja e impura e a pessoa doente tenta se livrar dessa impureza;
  • O pensamento bulímico e anoréxico se encontram no campo da patologia mental, onde o pensamento racional não tem vez;
  • Nem todas as anoréxicas são magras: já que a anorexia se configura numa dicotomia jejum X compulsão alimentar. Há anoréxicas gordas que se sentem tão mal ou piores do que as super magras.
Depois de ler tudo isso modifiquei minha maneira de ver as bulímicas e anoréxicas. Eu realmente as culpava e ridicularizava por suas escolhas e aparências, mas acho que isso não leva a lugar algum. Se me preocupa que elas estejam fisicamente e mentalmente muito doentes, não é com essa abordagem que eu consigo ajudar.

Por outro lado, ler a postagem da Jenni fez com que eu empreendesse uma viagem super foda na internet. Foi assim que eu conheci o Uma Feminista Cansada e o Ativismo de Sofá.
E assim também que eu conheci alguns blogs de meninas gordas para meninas gordas (elas brigam quando a gente chama de "gordinha", "cheinha", "fortinha", "plus size" ou qualquer outro eufemismo. As meninas querem ter respeito e auto estima sem ter que se submeter a nenhum estereótipo. Por isso elas aceitam o fato de serem gordas, mesmo que queiram mudar essa realidade assim como muitas anoréxicas super magras também querem mudar suas realidades). E são viciantes e excelentes: Beleza Sem Tamanho da Kalli Fonseca, Gordinhas Maravilhosas, e Síndrome do Mundo Moderno, ambos da Iara De Dupont (estou VICIADA no SMM!).

São tantas postagens pertinentes, inteligentes, esclarecedoras e bem escritas que esmagam qualquer conceito anterior e pré-julgamento que existia na minha cabeça.
Fazendo uma relação entre o que li sobre as super magras e as gordas, cheguei à conclusão de que você não precisa se achar linda sem ser, não precisa ser hipócrita. Também não precisa "aceitar" o destino, mas você também não precisa mudar se não quiser, se isso te fizer sofrer.
Todo ser humano precisa ter autoestima. Precisa se conhecer e se respeitar. Saber o que o faz feliz e correr atrás.
Seja gordo ou magro.


Harmonia corporal
Agora sim vamos falar de corsets!
Isso tudo começou porque estava incomodada com um aspecto particular do corset: parecia que era algo voltado somente pra quem tinha um corpo padrão: nem muito magro, nem gordo.

Faça-me o favor! Mais um lance para segregar ainda mais as pessoas?
Isso estava me deixando chateada.
Afinal, quando a gente vai pesquisar sobre tight lacing e waist training as imagens que pipocam no Google são sempre de mulheres com corpos lindíssimos e cinturas super finas.
Mas essas mulheres já tem tudo a seu favor, além da genética ajudar também. Então o corset é algo que faz com que ela fiquem ainda mais bonitas e com que o padrão de beleza seja ainda mais difícil de alcançar para nós, meras mortais.

Particularmente, minha busca por um corpo belo está baseada na harmonia corporal. Quero ter um corpo harmônico sem sacrifícios, sem dor, sem cortes e sem infelicidade.
Acho que pra isso não importa se as pessoas são gordas os magras.


Corsets para tamanhos grandes
Tudo mudou quando, mais uma vez, a Lucy, da Lucy's Corsetry, publicou um post sobre Onde Comprar Corsets Plus Size.

Na minha opinião, o corset é um acessório de treino ou de uso fashion que tem como objetivo proporcionar uma silhueta mais harmônica às mulheres (e homens também! Mas depois a gente fala de corsets para meninos).
E silhueta proporcional não tem nada a ver com peso!
Minhas queridas amigas plus size podem sim buscar uma silhueta que elas consideram mais harmônica através do uso do corset, sem ficar na neura e frustração de buscar um ideal surreal de beleza, e ainda aumentando sua auto-estima.

Minha experiência pessoal é que o corset aumenta e muito a auto-estima da mulher, e as gordinhas já são bombardeadas 100% do tempo com imagens que não traduzem seus corpos e com a mídia dizendo que aquilo é que é bonito.
Caraleo, bonito é se sentir bem, é estar feliz!

Então, gatinhas e gatonas, olha só como é possível o tight lacing nas plus size:

Tess Munster em um corset Orchard Corset CS-426.
(crédito da imagem para Lucy's Corsetry)
Nicole Simone em um corset overbust Valentine da Dark Garden Corsetry.
(crédito da imagem para Lucy's Corsetry)

A noiva Stephanie usando um corset overbust da Electra Design.
(crédito da imagem para Lucy's Corsetry)

A corset maker da Lucius Pearl Design usando um midbust, criação própria inspirada em corsets históricos de 1862.
(crédito da imagem para Lucy's Corsetry)

A noiva Jamie usando um corset Armor da The Bad Button.
(crédito da imagem para Lucy's Corsetry)

Claudia usando um corset Amelia da TO.mTO.
(crédito da imagem para Lucy's Corsetry)

Antes que vocês taquem as préda dizendo que só tem marca importada, que é uma fortuna e um trabalho danado comprar, tenho o prazer de dizer que há corsetières brasileiras que fazem corsets plus size sim!
O destaque vai para a Ferrer Corsets, que tem uma linha de corsets grandes (olha o link aqui). Entra em contato com o Marcelo Lima pra saber #comofas.

Corset modelo Underbust Queen-Size para waist training (R$ 450).
(crédito da imagem Ferrer Corset)

Além do mais, nas pesquisas da vida li por aí, descobri que quanto maior a gordura na região abdominal, mais fácil é o processo de redução de cintura.
As gordinhas se dão muito bem no waist training! Deslocar tecido adiposo é muito mais fácil do que entortar o osso - que é o que acontece quando as mulheres muito magras treinam, já que não tem gordura.

And, a compressão na barriga provocada pelo waist training pode levar a hábitos alimentares mais saudáveis.
Vai que o espaço estomacal diminui, a pessoa passa a comer porções menores mais vezes ao dia (igualzinho o que o nutricionista manda), e o apetite se modifica?
Particularmente, depois do corset, meu desejo por comidas gordurosas e doces diminuiu. Quem me conhece sabe que eu AMO cerveja (aquelas bacanas, não o mijo de cavalo que a Ambev anda vendendo pra gente), mas meu desejo de consumir grandes quantidade também diminuiu.
Não sei se é só comigo, vai que acontece contigo também?

E outra, com os resultados aparecendo na sua frente inegavelmente, vai que você se motiva a modificar todos os hábitos que fazem mal para sua saúde? Vai que você, se era sedentária, passa a se exercitar com moderação, passa a se dedicar à sua saúde e beleza, passa a revolucionar seu corpo, sua vida, sua mente, e sua auto-estima?


Corsets em tamanhos pequenos

Corsets para tamanhos menores?
Não tinha entendido a proposta de início, mas lendo o post, consegui entender que as coisas são sempre mais complexas do que a gente imagina.

Até pouco tempo, imaginei que somente as gordinhas teriam problemas para encontrar corsets para elas. Mas e quanto às mulheres muito magras, ou muito pequenas? E quanto às mulheres com cinturas naturalmente finas, mas que têm o objetivo de afinar ainda mais?
Veja, há muitas marcas de corset que vendem eles prontos, e como são prontos, têm a relação entre tórax-cintura-quadril definida. Pode ser difícil encontrar um corset que seja adaptado a pessoas de proporções menores
Há também outro ponto importante no corset: sua altura. Uma mulher baixa talvez não consiga usar um corset muito comprido, porque ele vai machucar os seios, prender a circulação das pernas, e criar um monte de problemas.

A Lucy destacou marcas que fabricam corsets com menos de 45 cm de cintura (18").

Segundo a Lucy, a Bizarre Design - fabricante desse corset acima - já fez corsets com menos de 35 cm!
(crédito da imagem para Lucy's Corsetry)

Se você se assustou com essa medida, te digo que, enquanto estou aqui lutando por uma cintura natural de 65 cm, há muitas meninas por aí com cinturas na casa dos 50 cm.
Se essas meninas se sentem desarmonizadas corporalmente e desejam treinar a cintura para buscar essa harmonia, elas tem de ter a oportunidade também.


E colocorin, colorado...
Pra fechar esse post gigante, e finalmente publicar (porque ele já está há quase 2 meses na caixa de saída sem ser terminado) digo que posso estar viajando, mas achei a ideia do corset perfeito para todas totalmente bacana.

Seria muito foda se as mulheres fossem auto-confiantes e cagassem completamente para ideais de beleza totalmente doentios e inalcançáveis. Usar o corset que quer, se quiser; andar com a roupa que quiser na rua; poder modificar seu corpo, ou poder ter o corpo que quiser: isso sim é libertador.

Para minhas amigas gordinhas: vocês tem de usar a roupa que quiserem, quando quiserem e nada ou ninguém pode julgar. Sou totalmente a favor do protesto da Cacau Protássio, Simone Gutierrez, Mariana Xavier e Fabiana Karla: todas as mulheres têm direito de ir à praia com a roupa que quiserem.

(crédito da imagem para Extra)

E. se vocês quiserem, tem corset pra todas também. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário