sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Diário da Cintura - Capítulo XXIII: Overbusts x Underbusts

Diário da Cintura - Capítulo XXIII
Overbusts x Underbusts

Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2014.

Amamos a Lucy!
Tem coisas que a gente sabe porque sabe. Não precisa ficar explicando muito. Tipo: não é bom dormir de cabelo molhado. Por quê? Por um monte de motivos, oras! Desde daquele motivo surrado: "minha vó disse que faz mal", até aquele outro "mofa o cabelo". Mas quando a gente pensa em dormir de cabelo molhado, sabe logo que não é uma coisa assim tão genial de fazer.

Me sinto de mesmo jeito em relação ao tipo de corset usado para o waist training: tem que ser o underbust.
Ué, por quê? Porque sim!

Mas, mais uma vez, assistindo a um vídeo fresquinho da Lucy, descobri a resposta e fiquei satisfeita com ela. Não é que eu não soubesse a resposta. Se parasse pra pensar um pouquinho, conseguiria argumentar sobre isso. Mas tava com preguiça. E gostei muito desse vídeo da Lucy e da postagem no seu blog: When to Consider an Overbust Corset - and When to Pass (Quando considerar um corset overbust - e quando recusar, tradução nossa).



Contras do corset overbust
No texto a Lucy diz que sempre bateu na tecla de que, se você quer um corset para usar diariamente, deve escolher um underbust, mas nunca tinha se justificado.
Ela diz também que existem 5 razões principais para que um iniciante no waist training (arrisco a dizer que um veterano também) deva dar preferência a corsets underbust:

  • 1º Contra do Overbust: redução da mobilidade. Como os overbusts são logicamente mais longos e como a gente tá careca de saber que os corsets são relativamente rígidos, é claro que eles restringem muito mais os movimentos do que um underbust. Simplesmente porque o underbust é mais curto, imobilizando somente do torso pra baixo, ou, no caso dos corsets waist cincher, nem isso. 
Minha redução de cintura chamou atenção de um monte de mulheres. Todas perguntando como é que eu tinha conseguido esse milagre. Quando eu contava e mostrava o corset, muitas recuavam e ficavam com medo, como se o corset fosse algum instrumento de tortura. 

Tenho o hábito - talvez extremamente chato - de querer compartilhar com os outros quando descubro alguma coisa que acho genial. Pra mim o waist training foi um achado dos deuses, por isso me sinto feliz em compartilhar as experiências. A primeira pergunta que eu sempre ouço é: "Como é que você respira?". Então lá vou eu explicar, mostrar que meus pulmões não estão apertados, dizer que estou entortando só as costelas flutuantes e que elas não influenciam, ou influenciam muito pouco na respiração...

Mesmo assim, proselitista como sou, nenhuma garota que conheço - apesar de váaaaarias terem pegado os sites, as dicas e os conselhos - resolveu comprar um corset e começar seu treino. Se mesmo com a indicação do underbusts elas ficam com medo de não conseguir abaixar, respirar, sentar, se mover, maxina com um overbust.


  • 2º Contra do Overbust: redução da capacidade total de expansão pulmonar. Mais uma vez, os overbusts são muito mais longos, chegando até a parte de cima dos seios. A porcentagem da caixa toráxica imobilizada por um corset overbust é maior, diminuindo a capacidade de inflar totalmente os pulmões.
Os corsets não devem ter elasticidade, já que eles agem sobre o corpo, e não o contrário. Quando você fecha seu corset overbust deve considerar a necessidade de um espaço para que seu pulmão expanda e você possa continuar respirando - porque não adianta ter um cintura fina se você morre asfixiada, né, bem? Por outro lado, as peitcholas não podem fugir, então você também tem que considerar que não dá pra deixar o overbust tão frouxo assim.

Então, noves fora nada, você não consegue uma liberdade de expansão pulmonar tão boa quanto no underbust.


  • 3º Contra do Overbust: não ficam bem escondidos sob a roupa. Os corsets overbusts não suportam os seios da mesma maneira que os sutiãs. Tem overbust com bojo, mas arrisco a dizer que a maioria é sem bojo. Os corsets underbust simplesmente não dão o mesmo formato aos peitos sob a roupa. Principalmente os sem bojo, que tendem a achatar os seios. Se optar por um corset com bojo por baixo da roupa, os peitos tendem a ficar mais pra cima do que com um sutiã e o colo mais volumoso, criando mais decote do que os sutiãs comuns. Usar um underbust com seu sutiã deixa a produção mais discreta sob a roupa.
Confesso que sou louca por corset overbusts. Apesar de só ter um. Acho que eles são mais usáveis como roupa do que os underbusts. E meu único corset overbust não tem bojo. Mas eu sou alucinada por corsets com bojo. O problema é que dos corsets com abertura frontal e bojo, só os da Madame Sher são perfeitos na minha opinião:

(crédito da imagem para Madame Sher)
Sou alucinada nesse corset. Ele tem busk frontal, mas olha como o bojo cobre o peito todo, como o colo fica bonito e como ele não separa os peitos de maneira estranha.
É perfeito!

Há outros corsets com bojo que são lindíssimos, mas esses não tem abertura frontal. E eu acho que gosto muito mais dos que têm abertura frontal. Porque se não tiver, há necessidade muito maior de cordame para fechamento atrás. E se tem uma coisa difícil de lidar em um corset é a quantidade enorme de corda que sobra quando a gente fecha o bendito.

(crédito da imagem para Lucy's Corsetry)
Também fiquei doida nesse overbust com bojo da Sinner Couture aqui. A abertura frontal é de mentirinha.
Mas eles nem tem mais esse modelo pra vender!

Agora, olha só que coisa estranha são os corsets com bojo e abertura frontal. Em geral os peitos ficam um olhando pro peixe, outro pro gato.
(crédito da imagem para Versatile Corsets)
A Versatile Corset ficou famosa por conta desse modelo, mas eu acho ele super horroroso! Olha os peitos separados!!


  • 4º Contra do Overbust: maior dificuldade de se ajustar propriamente. Se já é difícil arranjar um sutiã que vista corretamente (se fica bom nas costas, falta no bojo, e vice-versa ao contrário), imagina uma peça enorme que tem que servir nos seios, no tórax, na cintura e no comprimento? A Lucy conta que isso é muito complicado mesmo para corsets sob medida, imagina para os comprados em tamanho padrão. Ela também disse que tem alguns corset sob medidas bem caros que não ficam bem ajustados no seu corpo.
Gallerë, pela mão - e cintura - da Lucy passaram cerca de 150 (cataploft) corsets e ela confessou que até hoje ainda não achou o corset perfeito! Se é difícil encontrar um corset underbust que se ajuste perfeitamente ao corpo, imagina um overbust com muito mais fatores pra serem ajustados!

Tenho esses meus 4 corset: 3 underbusts de treino (um aposentado porque já está grande demais. Rá! Tiro muita onda!!!) e um overbust - lindo!!! - e nenhum deles se ajusta perfeitamente em mim, assim como uma luva. 

Nem os underbusts se salvam. Um aperta dos lados, outro sobra na frente, outro no tórax, outro dá uma dorzinha do lado direito, outro me belisca as costas, outro é comprido embaixo e curto em cima... É assim.


  • 5º Contra do Overbust: mais caro. A Lucy diz que por conta do comprimento, um corset overbust gasta mais tecido, o busk e as barbatanas são maiores, gasta mais corda e ilhoses. Se o orçamento é apertado, é melhor optar pelo underbust.
Esse lance de gastar mais material eu acho besteira. A diferença entre o preço de um corset underbust e um overbust não pode ser explicada somente por isso. Acredito que um overbust dê muito mais trabalho pra ser feito e consuma muito mais tempo da corsetmaker, por isso é mais caro.


Putz... Então um corset overbust é só tristeza?
Claro que não!
Há vantagens no overbust também. Cabe a cada um dosar se elas são suficientes para o investimento. Seguem vantagens destacadas pela Lucy:

  • 1º Vantagem do Overbust: melhor suporte de postura. Por ser geralmente mais alto nas costas, é quase impossível curvar os ombros e ficar com a postura troncha.
  • 2º Vantagem do Overbust: possível controle de dor no alto das costas ou correção de escoliose. Há relatos de pessoas que usaram corsets overbusts para administrar e tentar corrigir a escoliose, obtendo um significante progresso. Mas isso só pode ser feito com consulta e total apoio do médico.
  • 3º Vantagem do Overbust: suporte para peitos grandes ou pesados. Nos sutiãs o suporte deveria ser feito pela tira das costas, mas a gente sabe muito bem que em geral o suporte é feito pelas alças. Usar um corset overbust vai distribuir o peso do peito por toda a estrutura do corset, não ficando concentrado em ombros e peito.
(crédito da imagem para Lucy's Corsetry)
Essa moça é a Beth. Ela está usando um corset overbust Jupiter Moon 3.
Imagina o peso dessa peitarrama! Ela deve amar seu corset e usar como sutiã sempre!
  • 4º Vantagem do Overbust: prevenção ou controle de lesões nos ombros ou Síndrome do Desfiladeiro Toráxico. Podem ser causados pelo suporte de peitos muito grandes ou pesados.
  • 5º Vantagem do Overbust: silhueta de Barbie! Essa vantagem fui eu quem colocou! Huahahaha Realmente acho que a silhueta com um overbust, principalmente se for cônico, deixa o corpo da mulher realmente lindo! Nunca me senti tão feminina quanto quando coloquei meu corset overbust. Finalmente estava com a silhueta e as medidas que sempre sonhei! S2

Mesmo com os pontos positivos, continuo concordando que overbusts não são indicados para waist training.

A Iris do blog Tight Lacing diz que eles não são indicados para "tight lacing", mas ela usa esse termo querendo se referir ao treino, ao waist training

É claro que overbusts são indicados para tight lacing, afinal, conforme o post da Lucy Waist Training vs tight Lacing - what's the difference, as duas expressões se referem a coisas diferentes, e tight lacing tem a ver com apertar a cintura para conseguir uma redução considerável, o que é diferente do ato de usar o corset constantemente para reduzir a cintura de forma gradual. E a Iris está se referindo a essa última prática.

Se overbusts não fossem indicados para tight lacing, esse corset aqui embaixo não poderia existir. Ou alguém acredita que essa é a cintura natural dessa moça?

(crédito da imagem para Jeroen van der Klis)
Esse Jeroen é o corsetmaker da Bizarre Design.
Talentoso é pouco!
Mas confesso que as criações dele são realmente bizarras.

Voltando, se estamos falando de waist training, de usar o corset por longos períodos de tempo todos os dias, ou quase todos os dias, da semana, então é melhor se convencer de que precisa de um underbust.

2 comentários:

  1. Bom dia, postei um comentário anteriormente e não sei se ele foi para você, enfim, estava perguntando sobre as costas de quem pratica Waist Training, vi em um blog (http://estoeesvida.blogspot.com.br/2011/01/tight-lacing.html), desculpe a propaganda, mas só vi esse post mesmo, mas enfim, o que me chamou a atenção foi a imagem de uma mulher de costas, achei as costas dela muito feia, um vinco muito forte, marcado, duas partes saltadas, nossa achei muito feio mesmo, gostaria de te perguntar como estão suas costas depois de todo esse tempo praticando. Eu tenho vontade de diminuir uns 12 a 14cm, visto que hoje eu tenho 74cm.
    Agradeço sua atenção e aproveito para te parabenizar, o blog é muito legal, aprendi muito e me incentivou a comprar com a Madame Sher, na verdade eu ainda vou ver direitinho, mas pelos seus posts, eu gostaria mesmo de comprar com ela, fazer uma economia e comprar de qualidade, visto que acho que vou ter que comprar somente um mesmo, pois não quero ficar dependente, queria usar um tempo modelar e parar, depois só utilizar corselet bonitinhos mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!

      Procurei e não achei nenhum comentário seu aqui...
      Mas, vamos à esse comentário.

      A foto a que você se refere mostra as costas da Dita Von Teese. Essa mulher é referência na corseteria. Não pela cintura absurdamente fina, afinal há outras mulheres (e homens) com a cintura mais fina, mas pela elegância, charme, sensualidade e corpo bonito.
      Acho que o vinco vertical com partes saltadas que você observou pode ser uma questão de iluminação. Os músculos das costas não se destacam em particular com a prática do waist training. Já tinha visto essa imagem algumas vezes antes e sabe que isso nunca se destacou pra mim?
      Talvez ela faça algum tipo de musculação para as costas além do waist training, talvez os músculos tenham ficado saltados por conta da posição dos braços... Não sei te dizer.
      Agora, aquelas linhas horizontais são as marcas do cordame de amarração. Isso todas nós ficamos marcadas quando tiramos o corset, mas em alguns minutos a marca sai. Pra essa foto ela deve ter acabado de tirar o corset.

      Eu pratico há pouco mais de um ano. Inicialmente usava o corset todo dia, depois entrei de férias e relaxei, agora voltei a usar todo dia. Não tenho uma boa visão das minhas costas - rsrsrs-, mas as pessoas nunca comentaram sobre nenhuma anomalia nem nada.

      O waist training praticado seriamente vai remodelar suas costelas flutuantes e realojar as gordurinhas localizadas. Qualquer efeito muscular só poderá acontecer a partir de treinos de musculação para os grupos específicos. Inclusive é aconselhada - se não obrigatória - a associação de exercícios musculares para barriga e costas ao treino de cintura para que a praticante não perca tônus muscular por conta das muitas horas que ficará com o torso imobilizado pelo corset.

      Sobre seu objetivo de redução de cintura, muito bem, garota!!
      Mas quero alertar que não há uma relação direta entre medidas a serem perdidas e tempo para perdê-las. Cada pessoa tem um organismo e cada organismo reage de maneira diferente.
      Posso te dar o meu exemplo: na primeira fase do meu treino, com o primeiro corset de treino da Madame Sher, consegui fechar o corset em 15 dias e diminuir 12 cm de cintura porque tinha uma boa camada de gordura abdominal e realocar a gordura é algo relativamente fácil. A segunda fase do meu treino com o segundo corset de treino, no entanto, foi muito mais difícil. Eu já fui e voltei algumas vezes. Já sofri, desisti, retornei. Cheguei a fechar o corset em 63 cm e hoje só fecho a 66 cm. Tive que pesquisar muito sobre estratégias de treino para ver a qual eu me adaptava melhor.
      Mas em geral há como afirmar uma coisa: se você já é magra, a redução de cintura é mais demorada porque vai haver menos realocação de gordura e mais curvatura das costelas. E curvar as costelas leva muito mais tempo e requer muito mais dedicação, comprometimento e paciência.
      Passar de 90 cm para 75 cm de cintura é mais fácil do que passar de 80 cm para 68 cm, que é muito mais fácil do que passar de 74 cm para 60 cm.
      Por isso, não desanime se seu resultado demorar ou se a evolução for lenta.

      Pelo que entendi, você não é muito entusiasta do treino, então aconselho a pensar bem sobre onde vai comprar seu corset. Os da Madame Sher são realmente de muita qualidade e duram uma eternidade se você cuidar direitinho, mas são caros. Pra mim valem super à pena, já que eu uso e vou continuar usando por muito tempo.
      No entanto, há outras corsetmakers brasileiras que também produzem corsets de qualidade, mas com um preço mais em conta, por exemplo a Black Cherry, Black Cat, Ferrer, Ms. Morghann... Dá uma olhada nesse post aqui da Isis do Tight Lacing Blog que ela fornece uma lista de gente bem bacana (http://tightlacing.blogspot.com.br/2008/05/lista-de-corsetmakers-brasileiras.html)

      Espero ter ajudado!
      Qualquer dúvida, pode entrar em contato novamente.

      Beijocas! :-*

      Excluir