domingo, 16 de fevereiro de 2014

Mão na Massa: E se eu fizesse um corset?

Costurando e andando
Dentre as milhares de coisas que eu gosto fazer, costurar se destaca.
Aprendi a costurar com minha avó, que já me botava, com uns 5 anos, para pregar os botões das camisas do meu avô.

Nunca tive medo de máquina de costura. Jamais houve a possibilidade de, depois de adulta, não ter uma.
Imagina! Toda casa tem geladeira, fogão, televisão, e máquina de costura! Óbvio!
Minha própria máquina foi presente do Príncipe. Fico até triste de não ter tempo de usar a bichinha tanto quanto gostaria.

E agora, com esse meu interesse pela corseteria, fiquei matutando: E se eu mesma costurasse um corset?

Faz muito tempo mesmo que essa ideia está rondando minha cabecinha, mas não pude colocar em prática ainda por conta do compromisso com o mestrado. Agora que o mestrado está quase no fim, que já terminei de escrever a dissertação e estou fazendo a apresentação, é possível que em março eu possa dar os primeiros passos nessa direção.


#Comofas?
Sobre costurar, tem algumas coisas que eu já sei, mas tem muita coisa pra aprender.
E eu adoro aprender e adoro pesquisar. E acho mesmo que toda a vida pode seguir o Ciclo PDCA de melhoria contínua, inclusive o processo de costurar um corset:
  • P (Plan): planejamento. Tudo o que envolve a preparação para alguma tarefa, desde projeto da tarefa, levantamento da necessidade de materiais e equipamentos, levantamento do preço de cada coisa necessária, estudos para aprimoramento, etc;
  • D (Do): execução. O ato de efetivamente fazer a tarefa;
  • C (Check): verificação. Comparar o resultados planejados com os resultados efetivados na execução, tanto durante a execução quanto depois do trabalho pronto;
  • A (Act): ações corretivas. Análise dos resultados alcançados durante a execução, comparação com os resultados esperados e propostas de correções para tudo que não ocorreu conforme o planejado.

E pra começar, vamos para a fase de Planejamento!


Planejamento
Li em algum lugar que tem gente que começa na corseteria simplesmente utilizando um corset de outra corsetmaker como modelo e partindo daí pra frente.
Olha... Esse parece o caminho mais fácil, mas, infelizmente, eu não tenho esse perfil.
Por mais que respeite todas as corsetmakers dos corsets que eu tenho, é da minha natureza querer saber de onde vem as coisas.

Não me satisfaz repetir algo só porque deu certo: eu quero saber como e por quê deu certo.
Pra isso: pesquisa!

A Lucy, da Lucy's Corsetry tem muitas resenhas de vários livros sobre corseteria. É claro que esses livros estão em inglês, mas, como já disse antes, quem se interessa por corseteria PRECISA aprender a ler em inglês. Foi de lá que eu tirei as dicas de quais livros eu poderia comprar pra começar a conhecer os segredos da confecção de corsets.

Decidi que antes de começar qualquer empreitada costurando, preciso ler mais sobre corseteria. Por isso comprei através da Amazon 3 livros sobre corseteria.


The Basics of Corset Building: A Handbook for Beginners (Linda Sparks)

Os Fundamentos da Construção de Corsets - Um Manual para Iniciantes (tradução nossa). Vocês podem encontrar esse livro na Amazon nesse link a partir de U$ 15,96 (eu comprei a versão nova capa-dura, porque amo livros e quero um bem novo e luxuoso!).

Texto retirado da descrição do livro na Amazon e traduzido por mim (perdoem os erros que acontecerem):
"Pense no corset como uma tela em branco.
O livro 'The Basics of Corset Building: A Handbook for Beginners' de Linda Sparks é um guia completo para confeccionar seu primeiro corset, incluindo:
Seção um: ferramentas e materiais para construção de corsets. Discussão sobre as ferramentas das quais você vai precisar, além dos tipos de aço, plásticos e tecidos.
Seção dois: confeccionando um corset. Tudo o que você precisa saber sobre barbatanas e busks, colocação de ilhoses e criação de um belo corset finalizado.
Seção três: técnicas de confecção. Todos os passos, incluindo a confecção de modesty panels, construindo uma maquete, e confeccionando corsets com uma camada, duas camadas, três camadas e corsets de tecidos finos.
Seção quatro: reformas e caimento. Discute sobre os moldes de corsets comerciais, assim como ajustar e estilizar um corset para ter exatamente a aparência que você deseja."


Corset: Historical Patterns & Techniques (Jill Salen)

Corset: Moldes Históricos e Técnicas (tradução nossa). Quem quiser também pode encontrar esse livro na Amazon nesse link a partir de U$21,67.

Texto retirado da descrição do livro na Amazon e traduzido por mim:
"25 lindos e historicamente precisos moldes de corset de 1790 a 1917 retirados de coleções privadas e de museus.
Cada deslumbrante exemplo é acompanhado de moldes, fotografias e desenhos, além de uma visão global fornecendo dicas inestimáveis sobre a confecção dessas peças históricas.
Esse livro também contém passo-a-passo de projetos, um corset de 1790 feito à mão e um corset de 1900 feito à máquina.
O livro também contém dicas práticas sobre confecção e detalhes históricos, desde de colocação de entretela e busk dividido, introdução a ilhoses e detalhes em linha.
Pesquisadores de trajes e moda irão achar esse livro uma adição necessária a suas prateleiras."


Corsets: A Modern Guide (Velda Lauder)

Corsets: Um Guia Moderno (tradução nossa). Também da Amazon, encontrado nesse link com preços a partir de U$1,67.

Texto retirado da descrição do livro na Amazon e traduzido por mim:
"O ideal de beleza pode ter mudado através dos tempos, mas a silhueta de ampulheta nunca saiu de moda. Recentemente quase extintos, os corsets estão de volta à moda como nunca antes.
Centenas de belas fotografias coloridas catalogando tanto exemplos clássicos quanto contemporâneos da arte da corseteria."




Espero que esses livros tragam informações históricas sobre corseteria, assim como dicas de como confeccionar um corset.

3 comentários:

  1. Olá sempre acompanho o seu blog, e você está de parabéns!
    Estou interessada nas confecções de cosert, mas uma dúvida que tenho e não vejo nenhum blog, site e nem no youtube sitar são os tipos de máquinas de costura que se usa para confeccionar um corset. Você poderia nós informar. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beibi!
      Obrigada pela visita e pelo elogio! :D
      E desculpe pela demora em responder...

      Bem, sobre sua dúvida, antes de mais nada preciso esclarecer que ainda não comecei a fabricar corsets. Me interessei por outras coisas e não levei o projeto adiante, mas ainda é um sonho.
      Não sei se você já assistiu aos vídeos de fabricação e reforma de corsets da Lucy (Lucy's Corsetry no Youtube). Lá ela aparece efetivamente usando a máquina de costura para fazer ou reformar seus corsets. Pelo que eu vi, ela usa uma máquina regular, dessas de costura reta.
      Minha máquina é uma costura reta com zig-zag da Singer e não vejo porque ela não poderia ser usada para confecção de corsets.

      Tirando uma produção mais profiça industrial, que exigiria uma máquina de costura industrial (não por conta de estripulias que ela faria, mas por conta da capacidade de resistir a muitas horas de uso sem descanso) acho que você pode muito bem produzir seus corsets artesanais com uma máquina Singer de costura reta sem necessidade de comprar outros equipamentos mais elaborados.

      Espero ter ajudado! :)

      Excluir
  2. Oi, Boa noite também tenho muito interesse em fazer minhas peças. Sou praticante da técnica tight lacing e uma apaixonada por corsets.Como ficou o seu projeto, pretende retoma-lo?

    ResponderExcluir